O Centro de Educação de Jovens e Adultos – CEJA, localiza-se na cidade de Joaçaba, município pertencente à AMMOC (Associação dos Municípios do meio Oeste Catarinense). Suas atividades tiveram início no ano de 1985 com o projeto NEMO (Núcleo de Ensino Modularizado) em nível de ensino fundamental (1º grau). Após passar por várias transformações, inclusive de nome e clientela, no ano de 1999, através da portaria 152/99 de 22/09/99 o CEA (Centro de Educação de Adultos) recebeu nova nomenclatura passando a chamar-se CEJA - CENTRO DE EDUCAÇÃO DE JOVENS E ADULTOS.
Desde então, a cede funciona no município de Joaçaba e atende aos municípios de Erval Velho, Capinzal, Catanduvas, Treze Tílias, Água Doce, Vargem Bonita, Jaborá e Luzerna, através dos Núcleos de Atendimento de Ensino Supletivo (Ensino Fundamental), Unidades Descentralizadas (Ensino Médio), promovendo a educação nos níveis Nivelamento e Ensinos Fundamental e Médio Presenciais.
O CEJA oferece ensino presencial que atende uma clientela formada por pessoas que não tiveram oportunidade de escolarização na idade adequada e que ficaram à margem do direito ao conhecimento científico. A procura da escolarização deve-se a inúmeros fatores: conquista de espaço, manutenção do emprego, melhoria da qualidade de vida, qualificação profissional, conhecimento e também realização pessoal. Atende a jovens e adultos de diversos setores econômicos, que possuem cultura própria, mas não desenvolveram ainda o conhecimento técnico-científico.
O mesmo possui associações de caráter educativo como a AFPAC (Associação de Funcionários, Professores e Alunos do Centro). As ações da instituição são normatizadas e avaliadas pelo Conselho Deliberativo Escolar.
0 comentários:
Postar um comentário